iOS (antes chamado de iPhone OS) é um sistema operacional móvel da Apple Inc. desenvolvido originalmente para o iPhone, também é usado em iPod touch, iPad e Apple TV. A Apple não permite que o iOS seja executado em hardware de terceiros.
A interface do usuário do iOS é baseado no conceito de manipulação direta, utilizando gestos em multi-toque. A interação com o sistema operacional inclui gestos como apenas tocar na tela, deslizar o dedo, e o movimento de "pinça" utilizado para se ampliar ou reduzir a imagem. Acelerômetros internos são usados por alguns aplicativos para responder à agitação do aparelho (resultando comumente no comando desfazer) ou rotação do mesmo (resultando comumente na mudança do modo retrato para modo paisagem). O iOS consiste em quatro camadas de abstração: a camada Core OS, a camada Core Services, a camada mídia, e a camada Cocoa Touch.
As versões principais do iOS são lançadas anualmente. Sua versão atual, iOS 7, foi lançada no dia 18 de setembro de 2013, e ocupa de 1 até 1,5 GB de armazenamento do dispositivo variando para cada modelo (aproximadamente 64% maior que o seu antecessor iOS 6).
Android
Android é um sistema operacional baseado no núcleo do Linux para dispositivos móveis, desenvolvido pela Open Handset Alliance, liderada pela Google Inc.. Segundo a Google, mais de 1 milhão e 500 mil aparelhos com o sistema operacional são ativados todos os dias, sendo utilizado por grandes fabricantes de celulares, como HTC, Samsung, Sony, Motorola e LG
Com o lançamento do SDK, características e especificações.
- Handset layouts
- A plataforma é adaptada tanto para dispositivos VGA maiores, gráficos 2D, bibliotecas gráficas 3D baseadas em OpenGL ES especificação 2.0 e os layouts mais tradicionais de smartphones.
- Armazenamento
- É utilizado SQLite para armazenamento de dados.
- Mensagens
- Tanto SMS como MMS são formas disponíveis de envio de mensagens.
- Navegador
- O navegador disponível no sistema é baseado no framework de Código aberto conhecido como WebKit.
- Máquina Virtual Dalvik
- Aplicações escritas em Java (linguagem de programação)|Java são compiladas em bytecodes Dalvik e executadas usando a Dalvik virtual machine|Máquina Virtual Dalvik, que é uma máquina virtual especializada desenvolvida para uso em dispositivos móveis, o que permite que programas sejam distribuídos em formato binário (bytecode) e possam ser executados em qualquer dispositivo Android, independentemente do processador utilizado. Apesar de as aplicações Android serem escritas na linguagem Java, ela não é uma máquina virtual Java, já que não executa bytecode JVM. Atualmente, está disponível, em caráter experimental, uma nova máquina virtual chamada ART (Android RunTime) que promete otimizar o carregamento de aplicativos. O Android ART está disponível apenas no Android 4.4 KitKat e superiores.
- Multimídia
- O sistema suporta formatos de áudio e vídeo como: MPEG-4, H.264, MP3 , e Advanced Audio Coding|AAC.
- Suporte Adicional de Hardware
- O Android é totalmente capaz de fazer uso de câmeras de vídeo, tela sensível ao toque, GPS, acelerômetro s e aceleração de gráficos 3D.
- Ambiente de desenvolvimento (SDK)
- Inclui um emulador, ferramentas para debugging, memória e análise de performance. O Eclipse (IDE) (atualmente 3.4 ou 3.5) poderá ser utilizado por meio do plugin Android Development Tools (ADT).
Windows Phone
Windows Phone é um sistema operacional móvel, desenvolvido pela Microsoft, atualmente na sua versão 8 (a versão 8.1 de testes está disponível apenas para desenvolvedores), sucessor da plataforma Windows Mobile,(apesar de totalmente incompatível com esta ) que, ao contrário do predecessor, é focado no mercado consumidor, em vez do mercado empresarial.Foi lançado na Europa,Austrália e Singapura no dia 21 de outubro de 2010, nos EUA e Canadá no dia 8 de novembro, no México no dia 24 do mesmo mês e, no início de 2011, na Ásia.
Entrando em completa ruptura com as antigas versões da sua plataforma móvel Windows Mobile, a Microsoft apresenta no Windows Phone uma nova interface gráfica, denominada "Modern UI"(Antiga "Metro"), não permitindo interfaces personalizáveis,como acontecia até então, controlando rigorosamente todo o hardware em que o sistema operativo funciona.Como resultado dessa ruptura, nenhuma das aplicações que existiam para a plataforma anterior funcionam no novo sistema.
O principal problema do Windows Phone era a falta de aplicações, porém hoje as principais aplicações do mercado já estão disponíveis na loja de aplicativos, antiga Marketplace, mas alguns usuários ainda se desencorajam à comprar um aparelho com o sistema por não ter tantos aplicativos quanto seus principais concorrentes; Android e iOS.
Conclusâo:.
- Se você prefere um sistema simples com mais facilidade de manuseio fique com o Android.
- Se sua preferência sâo modelos parecidos com uma capacidade melhor na memoria interna sem usar algum Micro SD,fique com IOS ou o Iphone.
- Se você quer achar um sistema mais complexo de manuseio,sendo um pouco melhor use o Windows Phone ou um Nokia Lumia.
- No final das contas você não sai perdendo na escolha desses três sistemas diferentes entre si.




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.